Especialista define o setor financeiro como combustível que impulsiona investimentos, evita gargalos e armadilhas em negociações
Rentabilidade, lucratividade e fluxo de caixa são indicadores financeiros essenciais para manter a sustentabilidade da empresa, por isso, o departamento financeiro não pode ser visto somente como um espaço de contas a pagar e receber.
Segundo a especialista em precificação e finanças, Beatriz Machnick, o financeiro deve entender o cenário empresarial e entregar informações úteis e seguras para a tomada de decisão dos gestores, além de identificar o que, de fato, é útil para o negócio prosperar.
É ele que sinaliza o caminho a ser seguido, verifica se o negócio é lucrativo ou se gera prejuízos e monitora o equilíbrio entre a entrada e saída de recursos, além de vigiar e estancar possível “gargalos invisíveis”.
Afinal de contas, todo empresário quer garantir a lucratividade do negócio e sua rentabilidade. “É comum o departamento financeiro ser visto como um setor que só paga e recebe contas e, por isso, ser visto como secundário e, até ficar um pouco esquecido. Mas, na verdade, ele precisa estar em uma posição de destaque e sair da esfera operacional para assumir a gestão de dados para uma tomada de decisão estratégica”, explica.
Desta forma, o financeiro, se bem alinhado com o restante da empresa, controla os numerários, distribui o capital corretamente e direciona os investimentos acordo com as necessidades corporativas.
Para Beatriz Machnick, cabe ao gestor financeiro gerenciar os recursos ativos e passivos, controlar a quitação de dívidas e investimentos de crescimento e, até, preparar uma possível sucessão.
“Assim alcançamos resultados sólidos e vislumbramos uma evolução constante, escapando das armadilhas provocadas pela má administração de recursos”, sinaliza.
Beatriz Machnick reforça ainda que esta atuação estratégica do financeiro garantem informações precisas sobre o real cenário empresarial e auxilia nas decisões e negociações complexas.
“Com a clareza dos dados, o empreendedor consegue ter um planejamento financeiro mais assertivo e eficiente, além de ter segurança no momento de negociar, pois conhece o seu ponto de equilíbrio e até onde pode chegar. Assim, o financeiro se torna o combustível para alavancar a empresa”, completa.
Um setor fiscal forte e bem organizado é capaz de impactar, inclusive, na formação de preço, além de gerar relatórios de apuração de lucros, gestão de despesas, planejamentos estratégicos e financeiro, lucratividade e viabilidade de novos produtos e serviços.
“Quando o empreendedor trabalha com base em números e dados gerenciais tem uma base sólida para evitar prejuízos e possíveis armadilhas em negociações e investimentos”, finaliza Beatriz Machnick.
Sobre BM Finance Group - Fundada por Beatriz Machnick, professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade, a BM Finance Group tem sede em Curitiba e presença em 23 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014), Beatriz é professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil e criadora do Método MAC para gestão financeira.