M&A marca novo capítulo no setor e coloca a consultoria no Conselho da JV
O mercado de fusões e aquisições (M&A) no agronegócio segue em alta, destacando o papel estratégico da Auddas em liderar operações que promovem inovação e eficiência. Um marco nesse movimento é a criação da joint venture SBS Green Seeds, fruto da parceria entre Boa Safra (SOJA3) e SememBras, que contou com a Auddas como advisor exclusiva da SememBras. O projeto também consolidou a presença da consultoria no conselho da nova empresa.
Desde 2023, a Auddas atua no planejamento estratégico e no desenvolvimento corporativo da SememBras. “Junto com o fundador da empresa, Thiago Maschietto, desenhamos toda a estratégia de expansão, abordando estrutura interna e governança”, explica Julian Tonioli, CEO da Auddas. Segundo ele, em menos de dois anos, a SememBras mais que dobrou sua capacidade de processamento e volume de vendas. O crescimento atraiu potenciais investidores e parceiros estratégicos, culminando na criação da joint venture com a Boa Safra.
A transação fortalece o mercado de sementes forrageiras e plantas de cobertura, essenciais para práticas agrícolas sustentáveis. Inicialmente, a Boa Safra terá 30% de participação na SBS Green Seeds, com possibilidade de expandir para 60%, consolidando sua atuação em um mercado estimado em R$ 2,5 bilhões.
“A operação demonstra nossa capacidade de entregar soluções que criam valor real para todas as partes envolvidas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de setores estratégicos da economia. Esse é um marco que nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso em construir histórias de sucesso ao lado de nossos clientes e parceiros,” afirma Tonioli.
A SBS Green Seeds nasce com o propósito de integrar expertise e complementar portfólios em um setor ainda fragmentado. A empresa atuará na produção, armazenagem e comercialização de sementes para cobertura de solo e formação de pastos, alinhando-se à crescente demanda por práticas agrícolas regenerativas.
Felipe Barreto Veiga, sócio do BVA - Barreto Veiga Advogados – escritório jurídico responsável pela assessoria da SememBras –, destaca a relevância da transação: “A criação da SBS Green Seeds representa um movimento estratégico para o setor de sementes e melhoramento genético, impulsionando o agronegócio brasileiro, a sustentabilidade do produtor rural e mais segurança alimentar para o consumidor final. Esse movimento impulsiona não apenas o crescimento da empresa, mas também a competitividade do Brasil no cenário global."
A Auddas continuará engajada com a SBS Green Seeds, agora como membro do conselho, contribuindo para a gestão estratégica e expansão da joint venture.
