No Brasil, a plataforma Privacy Tools vem obtendo destaque ao ajudar centenas de empresas a acelerar, automatizar e melhor gerenciar seus projetos de adequação à LGPD. A startup é a primeira privacytech (empresas de tecnologia com foco em privacidade) nacional e recentemente obteve investimentos de fundos como I2G Capital, Bossa Nova e Domo, com foco na expansão dos serviços para todo o país.
4 – Os cookies em jogo
Em todo website que você acessa aparece aquela conhecida mensagem sobre os cookies. Os cookies possuem várias funcionalidades úteis para os websites e aplicações e essencialmente eles, sozinhos, não são vilões quando se fala de proteção de dados pessoais.
No entanto, as empresas podem se utilizar de cookies de terceiros para guardar informações de navegação relacionadas a uma pessoa e agrupar essas informações de modo a lhe oferecer produtos e serviços em diversos portais e redes sociais que você usa. Sabe quando você pesquisa por um produto ou serviço e a partir daí você é perseguido por ofertas dele o tempo todo? Pois é, uma das técnicas para essa perseguição acontecer é justamente o tratamento de dados pessoais através de cookies.
Muitas versões de navegadores já irão bloquear alguns tipos de cookies e a tendência natural é que a prática de uso dessa técnica para oferecimento de campanhas de marketing e perfil de audiência seja abolida nos próximos anos.
Recentemente, o Google Analytics foi banido na França e o Google já trabalha em uma tecnologia chamada “Topics” para apresentar como substituição futura aos Cookies para finalidade de tratamento de dados pessoais para marketing.
5 – Revoluções na IA (Inteligência Artificial)
Em muitos dos lugares que vamos nossos rostos são capturados e analisados, seja para avaliar se estamos em uma base de dados de fugitivos ou para analisar se estamos felizes ou tristes ao olhar para determinado anúncio ou produto.
Nem todo uso de reconhecimento facial respeita a proteção de dados pessoais. O tratamento de dados para decisões automatizadas através de tecnologias conhecidas como “Machine Learning” se utilizam e dependem de um grande volume de “exemplos” ou modelos de treinamento para que a decisão seja a mais acertada possível.
No entanto transbordam notícias de polêmicas relacionadas ao uso destas tecnologias para reconhecimento facial gerando diversos casos de discriminação justamente pela imprecisão da decisão da máquina depender de exemplos que nem sempre vão refletir a realidade.
As revoluções para uso de IA são tanto técnicas, em uma progressão geométrica, quanto legislativas, não tão velozes, mas com foco principal em reduzir o impacto às liberdades e direitos fundamentais dos titulares de dados.
Um direito de todos
Desde fevereiro de 2022, a proteção de dados pessoais passou a ser um direito fundamental no Brasil e aquilo que já era evidente na LGPD passou a ser oficialmente papel da União legislar a respeito dessa matéria.
Em todo o mundo a privacidade e proteção de dados avança em todas as esferas e é questão de tempo para o seu negócio precisar ser repensado se é que ainda não foi.
De acordo com estudo da Okta e YouGov, 88% dos consumidores entrevistados não comprariam produtos e serviços de empresas que eles não confiam, e, convenhamos, confiança é tudo o que uma empresa não quer perder.
Sobre Aline Deparis:
Aline Deparis: é CEO da Privacy Tools (A maior plataforma brasileira de Gestão para Privacidade e Proteção de Dados Pessoais). Analista de Sistemas com mais de 17 anos de experiência no setor de TI. Foi presidente da Assespro-RS e do CETI-RS (Conselho das Entidades de TI do RS), é atual membro do Conselho Fiscal do Icolab e do govDados, cofundadora e conselheira da Maven Inventing. Palestrante, foi mentora de empreendedorismo da Federasul, Forbes Woman 2021 e participa ativamente na comunidade de startups, empreendedorismo, privacidade e mulheres na TI.
Sobre a Privacy Tools:
Fundada em 2019, com sede em Porto Alegre, a Privacy Tools oferece soluções, como: Mapeamento de Dados, Gestão de Incidentes, Data Discovery, Gestão de Cookies, Gestão de Políticas, Gestão de Consentimento, DSAR - Pedidos dos Titulares, Portal de Privacidade e Open Finance. A empresa tem como objetivo transformar a forma como as empresas protegem e gerenciam a privacidade dos dados pessoais e conta com empresas como Rede D’or, Banco RCI, Pague Menos, Farmácias São João, Sancor Seguros, Universidade de Fortaleza, Synnex Corporation, entre outras.
Para entender melhor esta legislação, a Privacy Tools disponibiliza um teste gratuito no link: https://demo.privacytools.com.br/signup?lang=pt para conhecer na prática os benefícios da automação para estar em conformidade com a LGPD.
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